servicos

Sustentabilidade Ambiental

Uma vez que desejamos reverter, ou ao menos atenuar, o alarmante quadro em que se encontra nosso planeta, em função do sistema de crescimento predatório vigente, devemos primeiro fomentar a mudança em nós mesmos e naqueles com que nos relacionamos. Essa premissa não é valida apenas para o indivíduo, mas também para as organizações, que cada vez mais assumem o papel de atores sociais, sejam elas de caráter público ou privado.

A Demanda desenvolve projetos de diagnóstico de impacto ambiental e geração de subsídios para empresas, organizações governamentais e não governamentais. Com base nos resultados das pesquisas de impacto é possível aprofundar o conhecimento sobre as localidades afetadas e expectativas das comunidades abrangidas. Os retratos das realidades são documentados utilizando recursos áudio-visuais e escritos que são, posteriormente, analisados criticamente pela equipe de profissionais especializados a cargo do estudo.

O objetivo central de pesquisas que visam integrar Relatórios de Impacto Ambiental é, por exemplo, o de colher subsídios a respeito da compreensão dos públicos quanto à destinação de resíduos e quais as reações mais prováveis diante da implantação de grandes projetos/empreendimentos que impactam na vida dos habitantes das comunidades próximas.

Através da condução de pesquisas obtêm-se informações que permitem à empresa/organização ter uma avaliação adequada do que a comunidade considera como fatores positivos e negativos do empreendimento, bem como sobre as soluções que a comunidade identifica para os problemas advindos da efetivação do mesmo. Além disso, os dados gerados proporcionam subsídios para a elaboração de um plano de marketing e de comunicação.

Este tipo de pesquisa apresenta alguns benefícios diretos:

  • Identificação dos potenciais grupos de pessoas que possuem opiniões favoráveis e desfavoráveis e os focos de resistências em relação ao empreendimento;
  • Conhecimento sistematizado dos valores da comunidade em relação ao conceito ao projeto, meio ambiente e outras variáveis concernentes aos meios antrópico, biótico e físico;
  • Conhecimento das preocupações da comunidade sobre as questões ambientais em foco e da situação atual;
  • Identificação das expectativas da comunidade no tocante às soluções que podem ser encaminhadas no tocante aos empreendimentos;
  • Conhecimento da percepção dos prováveis impactos causados pela implementação do empreendimento;
  • Conhecimento do grau de confiança em relação às algumas medidas mitigadoras e propostas de serviços que os empreendedores oferecerão à comunidade.

Voltar