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CORES VERDADEIRAS

COMO SURGIU O CONCEITO DE CORES VERDADEIRAS?

Baseado nas teorias de personalidade:

  • Hipócrates (460a.c): observou 4 temperamentos ou abordagens de vida: Fleumático, colérico, melancólico ou sanguíneo
  • David Keirsey e Marilyn Bates publicaram Please Understand Me - 4 tipos de personalidades: Apolo, Prometeu, Epimeteu e Dionísio
  • Carl Jung (1920) - 4 funções: Sentimentos, pensamentos, sensações ou intuição

Don Lowry, que em 1978 criou o conceito TRUE COLORS, pesquisou alguns estudos de reconhecimento de personalidades, focando o trabalho de Isabel Myers e Katherine Briggs (1950), desenvolveu o método Indicador de Tipos Myers Briggs, baseado e utilizado nos negócios, educação e consultado por pessoas como referência para o desenvolvimento profissional. Este método compreende 16 tipos de personalidades, um desmembramento do estudo de Carl Jung.

Conheça Melhor o conceito

São quatro cores básicas que definem o Modelo de Comportamento, porém, há variedade de caminhos para formar combinações sem fim. As pessoas têm suas características de personalidades formadas pelas quatro cores, mas sempre existe uma que predomina.

Para que usar as Cores Verdadeiras?

  • Para reconhecer as diferenças, semelhanças, preferências e estilos entre as pessoas.
  • Utilizar essas distinções para resolver conflitos e potencializar habilidades.
  • Verificar padrões de comportamento do consumidor
  • Adequar a linguagem (publicitária, mercadológica ou organizacional) ao target, em concordância com as particularidades de cada público.

BENEFÍCIOS

Para a Estratégia Mercadológica
  • Foco em clientes preferenciais
  • Lançamentos de produtos específicos
  • Produtos certos para clientes certos

Para COMUNICAÇÃO
  • Estreitar o relacionamento entre Consumidor e Empresa
  • Orientação para campanhas dirigidas de comunicação
  • Melhor aproveitamento do banco de dados atual
  • Suporte para criação de novos conceitos para as agências de propaganda

Para o Atendimento e Vendas
  • Treinamento de vendedores para abordagem diferenciada por tipos de clientes
  • Re-orientação de atendimento e vendas
  • Aumento de vendas cruzadas

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